A campanha Siga o Fluxo foi criada pela AstraZeneca, vinculada ao programa de pacientes FazBem, para informar melhor sobre a saúde do seu estômago e do seu esôfago. Com esse movimento, vamos conscientizar sobre as doenças que acometem a população, trazendo informações sobre diagnóstico, fatores de risco, sintomas e muito mais. Fique ligado nas novidades que estão por vir. Ajude também a disseminar mais saúde usando a hashtag #SigaoFluxo nas suas redes sociais.
Lembre-se: para seguir o fluxo e manter uma vida saudável, a busca por um médico é o primeiro passo.
Campanha de conscientização da doença do refluxo gastroesofágico
Gastroesofágico é tudo aquilo que tem relação com o estômago e o esôfago, órgãos relacionados ao sistema digestório.1
O refluxo, como é conhecido popularmente, é uma condição crônica que afeta cerca de 12% a 20% da população brasileira2 Ele acontece quando o ácido do estômago (ou o conteúdo gástrico) volta para o esôfago, causando irritação e inflamação em sua mucosa.3
Na maioria dos casos, o refluxo costuma se manifestar por meio da acidez — a famosa azia. Além disso, certas pessoas também podem apresentar dor no peito intensa, tosse seca e doenças pulmonares de repetição, como bronquites, pneumonias e asma.4
Hérnia de hiato
Obesidade
Tabagismo
Diabetes
Consumo de café
Diminuição da saliva
Gravidez ou tratamento com estrogênio
Ingestão de álcool
Estresse e fadiga
Dieta rica em doces e pão branco
Postura inclinada
Alimentação noturna
Primeiro, é preciso buscar uma avaliação clínica. Nos sintomas relatados para o seu médico e em exames complementares, quando necessário, já é possível iniciar os cuidados.5
As medidas iniciais dependem, principalmente, da mudança de hábitos alimentares e estilo de vida. Para começar, é importante:
• Comer em menores quantidades6;
• Aumentar o consumo de frutas e legumes6;
• Preferir alimentos integrais6;
• Evitar frituras, café, chocolate, pimenta, refrigerantes e bebidas alcóolicas6;
• Perder peso ou impedir ganho adicional6.
Em alguns casos, o uso de medicação prescrita por um médico pode ser útil para complementar os cuidados. Em situações mais graves, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica.7
Se não for tratado, o refluxo pode evoluir para casos mais sérios, como úlceras e até câncer de esôfago.8 Consulte um médico.
Quando estamos ansiosos ou estressados, os níveis de ácido no estômago aumentam, o que piora ou desencadeia a DRGE9. Por isso, cuidar das emoções pode ser uma maneira poderosa de controlar as crises!
SAIBA MAISSe você tem a DRGE, sabe o quanto comer pode ser um desafio. "Será que posso consumir isso?", é uma dúvida constante. Para driblar a azia, escolher os alimentos certos e outras medidas preventivas podem ajudar.
SAIBA MAISEmbora a atividade física, em si, não tenha uma relação direta com a prevenção da DRGE, ela pode ajudar a combater a obesidade, um dos fatores de risco que desencadeiam a condição.
SAIBA MAISEnquanto você descansa, seu corpo passa por várias mudanças fisiológicas. Assim como a DRGE afeta negativamente o sono, já que desperta as pessoas durante a noite, evitar dormir pode ser igualmente prejudicial.
SAIBA MAISLuiza tem uma rotina muito agitada e estressante, quase sem pausas. Ela tem 34 anos e uma carreira incrível, com muito amor pelo que faz. Mas, por conta do trabalho, Luiza não consegue equilibrar sua vida social.
Para manter o ritmo, ela exagera em cafezinhos, doces, frituras e sabemos que as consequências desse consumo ilimitado podem começar a aparecer.
SAIBA MAISDepois de trabalhar muito, ele finalmente conseguiu abrir a sua própria empresa. Marcos é muito dedicado, mas sua rotina é extremamente ocupada e corrida.
Por conta dessa rotina maluca, Marcos acabou deixando a sua saúde de lado.
SAIBA MAISEstamos sempre preparando novos conteúdos e dicas para a sua saúde.
Cadastre-se abaixo e confira o material completo.
Referências: 1. MINISTÉRIO DA SAÚDE. 29/5 - Dia Mundial da Saúde Digestiva. Portal do Ministério da Saúde, [acesso em 14 abr. 2023]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/29-5-dia-mundial-da-saude-digestiva/. 2. SOCIEDADE BRASILEIRA DE MOTILIDADE DIGESTIVA. Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE). SBMDN, [acesso em 13 abr. 2023]. Disponível em: http://www.sbmdn.org.br/doenca-do-refluxo-gastroesofagico-drge/#:~:text=A%20doen%C3%A7a%20do%20refluxo%20gastroesof%C3%A1gico,a%2020%25%20da%20popula%C3%A7%C3%A3o%20brasileira. 3. ESADI - Especialidades Associadas de Diagnóstico por Imagem. Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE). ESADI, [acesso em 13 abr. 2023]. Disponível em: https://www.esadi.com.br/aparelho-digestivo/doenca/doenca-do-refluxo-gastroesofagico-drge/. 4. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Refluxo Gastroesofágico. Portal do Ministério da Saúde, [acesso em 13 abr. 2023]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/refluxo-gastroesofagico/#:~:text=%E2%80%93%20azia%20ou%20queima%C3%A7%C3%A3o%20que%20se,como%20pneumonias%2C%20bronquites%20e%20asma. 5. ASSOCIAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA. Refluxo Gastroesofágico: Diagnóstico e Tratamento. AMB, [acesso em 13 abr. 2023]. Disponível em: https://amb.org.br/files/_BibliotecaAntiga/refluxo-gastroesofagico-diagnostico-e-tratamento.pdf. 6. HOSPITAL CENTRAL DO EXÉRCITO - HCE. Refluxo Gastroesofágico: Alimentos e Cuidados para Amenizar os Sintomas. HCE, [acesso em 13 abr. 2023]. Disponível em: http://www.hce.eb.mil.br/nutricao/276-refluxo-gastroesofagico-alimentos-e-cuidados-para-amenizar-os-sintomas. 7. SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO - SES-RJ. Gastroenterologia. Revista da SES-RJ, [acesso em 13 abr. 2023]. Disponível em: http://www.hse.rj.saude.gov.br/profissional/revista/36b/gastro.asp. 8. ESADI - Especialidades Associadas de Diagnóstico por Imagem. Esofago de Barrett. ESADI, [acesso em 13 abr. 2023]. Disponível em: https://www.esadi.com.br/aparelho-digestivo/doenca/esofago-de-barrett/. 9. SOCIEDADE BRASILEIRA DE HÉRNIA E PAREDE ABDOMINAL - SBH. Ansiedade x Refluxo e a preocupação com aumento de casos gástricos na pandemia. SBH, [acesso em 14 abr. 2023]. Disponível em: https://sbhernia.org.br/ansiedade-x-refluxo-e-a-preocupacao-com-aumento-de-casos-gastricos-na-pandemia/.
Material destinado ao público em geral. BR-23468. Produzido em Maio/2023.